O pensamento de projeto é a capacidade de inter-relacionar elementos no espaço e no tempo de uma maneira funcional e cooperativa. É um método para a resolução prática, criativa de problemas e criação de soluções, com a intenção de um resultado futuro melhorado.

Ao projetar sistemas (sistemas de terra, sistemas financeiros, sistemas sociais) há muitos elementos e fatores a levar em consideração, algumas variáveis, algumas não variáveis. Então, seguir um processo é a melhor abordagem para lidar com a complexidade dos sistemas e certifique-se de que tomamos as medidas certas e acompanhar desde o início até o fim.

 

Processo de design

Imagine que você tem a tarefa de projetar sua fazenda. Independentemente do seu tamanho, uma fazenda é um sistema complexo porque inclui vários elementos e até mesmo sistemas dentro do sistema principal. Para chegar a um projeto você também terá que considerar muitos fatores (bióticos e abióticos, naturais e humanos, etc). Em geral, você estará trabalhando com uma complexa diversidade de variáveis ​​e variáveis ​​e é por isso que seguir um processo de design pode ser muito útil para orientar seu trabalho de design e garantir seu sucesso.

Basicamente, neste momento no tempo, se queremos acelerar a regeneração e criar sistemas sustentáveis, não podemos dar ao luxo de agir aleatoriamente. É melhor seguirmos um processo (uma série de ações ou medidas tomadas para atingir um fim específico) para obter de forma rápida, precisa e eficiente as soluções que precisamos e os objetivos que queremos alcançar.


Design é complexo e passar por um processo de design leva você a pensar (consciente ou inconscientemente) em termos de design. O processo de design informa o padrão de pensamento que permite o design. Passando pelo processo nos torna designers e designers, começamos a pensar em design e começamos a aplicá-lo em muitas coisas que fazemos.

Há muitas maneiras de projetar. Alguns povos projetam com pensar, algum projetam com fazer, algum projetam com coletar experiências e referências. Você pode projetar através de suas mãos, você pode projetar através de sua mente ... Tudo está bem, contanto que nós não pular etapas.

 

Pensamento de Design

Permacultura é uma disciplina de design. Design de permacultura é a prática de projetar uma "cultura permanente".

A concepção de uma cultura permanente inclui a concepção de vários sistemas humanos e, por conseguinte, design permacultura é uma disciplina de projeto de sistemas inteiros. Ele inclui: terra e natureza, edifícios, ferramentas e tecnologia, educação, cultura, saúde, bem-estar, finanças e economia, comunidade ...

Design de Permacultura é um processo criativo, baseado na observação e boa ciência e, portanto, nunca pode ser prescritivo.

 

 

 

 

Design de Permacultura

Além de sua aplicação wholistic design permacultura é inovador na aplicação de ética e princípios de design.

A ética (cuidado com as pessoas, cuidado com a terra e participação justa) é a base do projeto de permacultura e sustenta cada decisão de design na criação de um sistema sustentável. Eles nos fazem sentir bem e nos alinham com a realidade.

Os princípios de design são diretrizes para o design sustentável. São princípios encontrados na natureza e por isso estão enraizados em nós. Os ecossistemas são os melhores exemplos de eficiência energética e resiliência que podemos observar e usar seus princípios como diretrizes para projetar nossos "sistemas humanos" é a melhor maneira de garantir sustentabilidade e resiliência.

No final, há algo muito satisfatório e significativo sobre a aplicação de ética e princípios para o projeto. Faz sentido, ele se sente bem e os resultados são impressionantes!

Design com princípios e éticas

"PERMACULTURE DESIGN = REGENERATIVE & DESIGN SUSTENTÁVEL COM ÉTICA"

 

 

Permaculture Flower, "Principles and Pathways Beyond Suatainability"

General diagram ilustratiing whole systems design

Todos somos designers!

Todos somos naturalmente designers! Dizia Victor Papanek:

"Todos os homens são designers. Tudo o que fazemos, quase todo o tempo, é design, pois o design é básico a toda a actividade humana. O planeamento e padronização de qualquer acto para um fim desejado e previsível constitui o processo de design. Qualquer tentativa de separar o design, torná-lo uma coisa-por-si, trabalha contra o valor inerente do design como a principal matriz subjacente da vida ... O design é o esforço consciente para impor uma ordem significativa ".

Por outras palavras eu vejo 'design' como 'o acto de criar', 'criar soluções' para um situação/desafio específico.  'Soluções eficazes e, no caso da permacultura, sustentáveis e sistémicas'.

 

Copyright © 2017 Permaculture Research Tour, by Eunice Lisboa Neves.

The Permaculture Research Tour contents are protected through Copyright. All rights reserved.