Eu acredito que se seguirmos os nossos sonhos, aquele entusiasmo profundo que vem de dentro nós, conseguiremos desempenhar a nossa devida  função neste maravilhoso ecossistema.

BEM VINDOS!

A “Viagem de Pesquisa em Permacultura” foi uma experiência de aprendizagem incrível logo de início - desde o sonhar  sair do país para ir  aprender directamente com os pioneiros; ao design de todo o trabalho de  pesquisa e sua partilha através de um crowdfunding;  à organização e planeamento dos detalhes para a sua implementação; ao viver em casa dos pioneiros e de outros entusiastas da Terra, de acordo com o estilo de vida da permacultura -  estas foram algumas das experiências mais maravilhosas da minha vida. E agora chegou o momento de relatar a experiência e partilhá-la com toda a minha gratidão, esperando que  todos dela possam beneficiar.

Isto só foi possível, porque pude contar com o apoio de muitas pessoas que acreditaram no meu sonho e em mim. Eu nunca terei palavras suficientes para expressar a minha gratidão aos que ajudaram a realizar este sonho: a minha família, amigos, amigos de amigos, professores, pioneiros de permacultura, entusiastas de permacultura, colegas woofers, companheiros de viagem ... tantas pessoas maravilhosas.

A melhor maneira que eu encontrei para agradecer a todos tem sido dar sempre o meu melhor, do início ao fim desta viagem, vivendo a ética da permacultura (cuidar da Terra, cuidar das pessoas, partilhar justamente) todos os dias, com grande humildade e sentido de serviço.

Aprendi que a permacultura realmente funciona e pode ser uma grande aliada  para nos ligar ao nosso lugar, como seres humanos, na grande rede da vida.

Um agradecimento especial a todas as pessoas que dão o seu melhor, onde quer que estejam, para cuidarem do nosso maravilhoso planeta Terra e cuidarem uns dos outros!

 

SOBRE MIM

O meu nome é Nice (Eunice). Sou uma arquitecta paisagista portuguesa e designer de permacultura, apaixonada por formas criativas e éticas de cuidar de nós e do Planeta.

Terminei os meus estudos de Arquitectura Paisagística em 2007, trabalhei na Holanda uns anos e, depois, viajei para o Nepal para fazer serviço voluntário numa aldeia ecológica para crianças órfãs. No Nepal, descobri a permacultura que, desde então, se tornou uma das minhas maiores paixões e entusiasmos. Nos últimos 7 anos, dediquei-me a aprofundar conhecimentos e experiências em permacultura, combinando-os com as competências adquiridas em arquictetura paisagística.

Frequentei vários cursos específicos, desenvolvi vários projectos (pequena/ rande escala, urbano / rural) e dinamizei várias acções de permacultura. Para continuar a desenvolver o meu trabalho como designer e entusiasta desta nova abordagem, apercebi-me que precisava de observar e experenciar exemplos maduros de design em permacultura. Essa necessidade foi a principal razão que me levou a projectar uma viagem de pesquisa na através da Austrália, o país do seu nascimento, e nos EUA.

Com a ajuda de mais de 180 pessoas, através de um crowdfunding bem sucedido, esta pesquisa foi tornada possível. O meu maior desejo agora é partilhar com todos os meus apoiantes a valiosa informação que recolhi.

 

SOBRE A SARA

Sara Wuerstle é uma amiga muito querida a quem devo todo o apoio e colaboração  no desenvolvimento dos materiais criados no âmbito da Viagem de Pesquisa em Permacultura.

Sara é designer de Permacultura na Califórnia:

http://www.communitysoil.com

"Com mais de 10 anos de experiência em Permacultura, Construção Natural e Gestão Holística, Sara tem desenvolvido um importante trabalho no que toca a regeneração integrada da terra a qualquer escala. Estudou e trabalhou com os principais profissionais da área a nível internacional. Fez parte de inúmeras comunidades intencionais e centros de educação em todo o mundo (incluindo o próprio Centro Ocidental de Arte e Ecologia de Sonoma County), obtendo habilitações únicas para a gestão social holística e criação de resiliência financeira. As suas competências e experiências eclécticas têm tido muito sucesso nos cursos que lecciona, estágios que orienta, oficinas de certificação de design de permacultura que dinamiza, em todo o mundo. Como consultora e designer, colaborou em vários projectos internacionais de desenvolvimento, em locais como: Burkina Faso, Bulgária, Portugal, Mongólia, Novo Zelândia, Austrália, Panamá e Argentina."

A VIAGEM DE PESQUISA

Se desejarem saber mais sobre os objectivos desta “viagem de pesquisa” e sobre os projectos incluídos nesta viagem, por favor visitem a página: 

http://paisagenspermanentes.wix.com/pm-research-tour

 

Mais sobre a campanha de crowdfunding e sobre as pessoas maravilhosas que tornaram tudo possível, por favor visitem:

http://www.wethetrees.com/campaigns/permaculture-research-tour-2

O MEU TRABALHO

Se desejarem saber mais sobre o meu trabalho e experiência, sobre o que tenho feito nos últimos anos, veja o meu portefólio na página do site:

http://paisagenspermanentes.wix.com/paisagens

 

 

SUBSCREVAM O BLOG!
CONTACTO

Subscrevam o blog e fiquem a par dos novos artigos e da evolução deste estudo.

Subscrevam para receberem notícias

Copyright © 2017 Permaculture Research Tour, by Eunice Lisboa Neves.

The Permaculture Research Tour contents are protected through Copyright. All rights reserved.